Governo libera R$ 9 milhões para revitalização de estradas rurais em 10 municípios

Agência Estadual

Mais dez municípios do Estado vão ganhar nova pavimentação em importantes estradas rurais, artérias de escoamento da produção agrícola paranaense. Os convênios foram assinados pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (19) em cerimônia no Palácio Iguaçu. As revitalizações integram o programa Estradas da Integração, sob coordenação da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e totalizam 30,45 quilômetros, com investimentos de R$ 9 milhões.

“Essas obras fazem parte do maior programa de pavimentação rural da história do Paraná”, disse o governador. “Vamos passar de 600 quilômetros revitalizados até o fim deste ano, seja com pedras poliédricas ou concreto sextavado, conforme a necessidade do terreno. Já investimos quase R$ 160 milhões nessas ações, com o apoio dos deputados estaduais na mobilização desses recursos”, afirmou.

Com esse novo lote de obras liberado nesta terça-feira pelo governador, já são 513,95 quilômetros de estradas rurais em processo de modernização em todo o Estado apenas em 2021, em 132 cidades diferentes. Os recursos somam quase R$ 160 milhões.

“Ao melhorar a infraestrutura da zona rural do Paraná, estamos fazendo com que a agricultura familiar e o agronegócio se desenvolvam, gerando emprego e renda aos paranaenses. É o setor que move a economia de muitas cidades do Paraná, por isso precisamos ter esse olhar atento para melhorar a infraestrutura que permite ao pequeno produtor escoar sua produção de café, leite, milho e tantos outros itens”, destacou o governador.

MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS

Além de melhorar a capacidade de escoamento da produção agrícola, as intervenções garantem mais conforto e segurança ao transporte dos moradores, estudantes e comerciantes, além de estimular o turismo rural nas regiões beneficiadas.

De acordo com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a Seab trabalha a partir de um diagnóstico das demandas regionais, com análise das prioridades para o repasse dos recursos. Segundo ele, o Paraná possui mais de 200 mil quilômetros de estradas rurais, dos quais 100 mil formam importantes entroncamentos de ligação entre cidades, vilas, distritos e comunidades.

“São trechos importantes de estradas rurais que permitem melhorar a competitividade da produção paranaense. Trajetos que ligam o distrito até o asfalto, o distrito ao distrito, uma pequena comunidade até a sede do município. O programa é uma grande ação do Governo do Estado que visa tornar o meio rural mais atraente para os negócios”, explicou Ortigara.

É o caso, por exemplo de Ramilândia, cidade de 4,5 mil habitantes no Oeste do Paraná. “Mais de 60% da nossa população vive na zona rural, então essa obra significa um desenvolvimento histórico para o município, beneficiando o maior assentamento da cidade. Vai melhorar também o acesso à Diamante do Norte, a cidade vizinha”, disse o prefeito do município, Edson dos Santos.

“O Governo do Estado demonstra um olhar diferenciado para os pequenos municípios. Essa pavimentação garante mais segurança, melhor qualidade de vida e a certeza de que, faça chuva ou faça sol, a produção vai ser transportada”, acrescentou o prefeito de Formosa do Oeste, Luiz Antônio Aguiar, destacando que a região beneficiada entrega para o mercado em torno de mil litros de leite por dia.

FINANCIAMENTOS

Parte dos recursos para investimento nas estradas rurais vem do financiamento de R$ 1,6 bilhão com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, sacramentado no ano passado pelo Governo do Estado. Do montante, cerca de R$ 126 milhões serão destinados a obras de reestruturação nas vias do campo. Outra fatia é oriunda das taxas do Detran.

 

Confira o detalhamento das estradas que serão beneficiadas nesta etapa do programa Estradas da Integração:

1 – Formosa do Oeste

Estrada Transversal até Santa Terezinha.

Total de 2,19 km.

Investimento de R$ 658 mil.

2 – Guaíra

Estrada Encruzo Lovera e Antiga Estrada. Toledo.

Total de 5,30 km.

Investimento de R$ 1,5 milhão.

3 – Ibaiti

BR 153 – Quatro trechos da Vila Rural. Patrimônio do Café.

Total de 3,12 km .

Investimento de R$ 1,083 milhão.

4 – Janiópolis

Estrada Rural da Comunidade São Domingos – Trecho Ponte e Trecho Igreja.

Total de 2 km.

Investimento de R$ 557 mil.

5 – Nova Esperança do Sudoeste

Linha São Carlos sentido Linha Rio Mombuco, passando pela Linha Quebra Dente.

Total de 900 m.

Investimento de R$ 261 mil.

6 – Nova Prata do Iguaçu

Linha Santa Cruz.

Total de 3,22 km.

Investimento de R$ 900 mil.

7 – Ramilândia

Linha Roselito.

Total de 4 km.

Investimento de R$ 1,2 milhão.

8 – Ribeirão do Pinhal

PR 218 à São Francisco e Casabranca.

Total de 3,96 km.

Investimento de R$ 1,126 milhão.

9 – Santa Tereza do Oeste

Linha Guavirá e Linha Bahia.

Total de 4,75 km.

Investimento de R$ 1,425 milhão.

10 – Santana do Itararé

Bairro Água do Onça, sentido Fábrica de Polvilho.

Total de 1 Km.

Investimento de R$ 300 mil.