Guaporema é uma das três cidades do estado sem registro de mortes em 2021

Da Redação

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Guaporema, localizada a 50 quilômetros de Cianorte, não registrou nenhuma morte decorrente de complicações da Covid 19 em 2021. Boa Esperança do Iguaçu, no Sudoeste do estado, e Mirador, no Noroeste, também fazem parte da lista.

Guaporema pertence ao grupo de municípios atendidos pela 13ª Regional de Saúde, de Cianorte (RS). A cidade tem 2.241 habitantes, e até agora, 250 casos foram registrados, e quatro óbitos.

Entre as medidas tomadas pela gestão do município para conter o avanço da pandemia está o monitoramento domiciliar do paciente. “A cidade não possui um hospital, mas temos um convênio com a cidade mais próxima, que é Rondon, onde possuí uma ala Covid. Para acompanhar a evolução do quadro dos pacientes, os técnicos de enfermagem vão devidamente equipados até a moradia, e acompanha a saturação e evolução dos sintoma”, explica a secretária municipal de saúde, Elidia Batista Pereira.

Para melhorar o atendimento foram contratados dois médicos para o município. Assim que confirmada a doença, é feito o rastreamento de familiares e pessoas com quem o paciente teve contato, e eles também entram em isolamento. Durante todo esse ano, nenhum paciente precisou ser internado em leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

RESTRIÇÕES

O pico de contaminação aconteceu entre o final de maio e o início de junho, com 41 casos ativos. Hoje a Secretaria Municipal de Saúde confirma um caso ativo, e outros dois em observação.

A primeira morte foi registrada no dia 6 de junho de 2020, quando a cidade contava com seis casos positivados. A vítima era um homem de 37 anos, que de acordo com os médicos, possuía comorbidades. As outras três eram idosas e apresentaram complicações após o período de quarentena.

Entre os 19 decretos divulgados no decorrer da pandemia, a gestão do município ainda segue com algumas restrições.

“Não liberamos nada ainda, shows em barzinhos, ou pratica de esportes coletivos. A fiscalização ainda está bastante atenta para conter as festas clandestinas que ainda acontecem, mas de um modo geral a população está colaborando bastante”, afirma Elidia.

VACINAÇÃO

De acordo com os dados da Sesa, dos 1.793 habitantes que pertencem ao público alvo da vacinação, em Guaporema, 1.393 já receberam a primeira dose, o que corresponde 92,84 %. O cronog6rama segue em adultos de 22 anos ou mais.

As segundas doses foram aplicadas em 673 pessoas, e as doses únicas, em 45. A expectativa é de que até o final do ano toda a população esteja com o calendário vacinal completo.

Com a garantia da vacinação, quase todos os profissionais da educação já foram vacinados com as duas doses. Segundo Elidia, em duas semanas, os profissionais que trabalham no munícipio devem estar 100% imunizados.