Homicídios têm redução de 40% no primeiro semestre, diz Polícia Civil
Da Redação
O primeiro semestre do ano apresentou uma redução de 40% no número de homicídios em Cianorte, se comparado ao mesmo período do ano passado. Até o encerramento de junho, a cidade registrava três homicídios dolosos (quando há intensão de matar), dois a menos que o primeiro semestre de 2020.
De acordo com dados da 21º Subdivisão da Polícia Civil, em Cianorte, (21ºSDP), dos homicídios registrados no primeiro semestre, dois deles já foram esclarecidos e seus autores presos, um índice de resolução que atinge 67% dos casos.
Em 2020 foram registrados seis homicídios durante todo o ano em Cianorte, cinco deles só no primeiro semestre, e apenas um com autoria não resolvida.
“Os números positivos refletem o trabalho preventivo realizado pelo policiamento ostensivo, bem como a agilidade nas investigações dando resposta rápida aos casos para buscar a prisão dos envolvidos”, avalia o delegado-chefe da 21º SDP, Jonas Peixoto do Amaral.
O único homicídio de 2021 que ainda permanece em investigação pela comarca, ocorreu no dia 15 de janeiro, quando Allyson Henrique dos Santos Oliveira, de 21 anos, foi morto com três tiros na cabeça. Ele foi morto ao ser abordado sentado em um banco na Praça João 23, no bosque da Igreja Matriz de Cianorte. A Polícia Civil ainda não identificou o autor do crime.
O homicídio registrado no início do mês em Cianorte, quando um homem foi morto pela própria namorada, no bairro Cianortinho, não entrou nas estatísticas do primeiro semestre. Mesmo assim, o chefia da 21ª SDP destaca que o crime já foi solucionado e também já tem sua autoria identificada.
A 21º SDP é responsável pelas investigações criminais nas cidades de Jussara, Indianópolis, São Tomé, Japurá, e São Manoel do Paraná, que compõem a comarca judiciária de Cianorte. No semestre, a polícia registrou seis homicídios durante o período nas cinco cidades, e apenas dois ainda estão sem autoria definida.