Segundo informações da Sesa-PR, no primeiro dia do mês corrente haviam 1.871 pessoas internadas em hospitais do Paraná com suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus. No dia seguinte o número já havia subido para 1.886 e na última terça-feira (03 de agosto) chegou a 1.915.
Os dados mais recentes mostram ainda que a taxa de ocupação nas UTIs estava em 58,54%, com 1.083 pessoas necessitando de cuidados intensivos. Já nas enfermarias ou leitos clínicos haviam 832 pacientes internados, com taxa de ocupação em 38,57%.
Mortes por doenças cardiovasculares sobem em 2021
A Sociedade brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou ontem dados alarmantes sobre as doenças cardiovasculares. É que no primeiro semestre de 2021 houve aumento de quase 7% no número de óbitos causados por esse tipo de enfermidade em relação ao mesmo período de 2020.
Foram mais de 140 mil mortes registradas no ano passado contra mais de 150 mil no mesmo período deste ano
Segundo a SBC, um dos problemas tem sido o receio de contaminação pelo novo coronavírus, que tem feito pacientes portadores de doenças cardiovasculares e de outras doenças agudas, que necessitam de acompanhamento médico, negligenciarem a rotina de saúde, deixando de ir ao médico.
Segundo o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC, José Francisco Kerr Saraiva, o colesterol elevado no sangue é um dos principais fatores para doenças cardiovasculares e pode ser uma das causas que leva ao infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Por isso, controlar as taxas de gordura no sangue é fundamental para reduzir riscos, bem como continuar se cuidando, mesmo na pandemia, não deixando de realizar atividade física com segurança.