Trabalho multidisciplinar e reestabelecimento do vínculo familiar
Fundado em 1965, o Pequeno Cotolengo do Paraná acolhe pessoas com deficiência múltipla que foram abandonados pela família, sofriam maus tratos ou viviam em situação de risco. Por meio da UCCI, também recebe asilados hospitalares, totalizando 230 assistidos atualmente, entre crianças, jovens, adultos e idosos.
A UCCI tem mais de 889m² e funciona com uma equipe multidisciplinar com mais de 40 profissionais, nas especialidades de clínica médica, geriatria, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem e serviço social.
Ao todo, já foram realizados mais de 35.145 atendimentos.
Além de todo o trabalho multidisciplinar, a unidade também atua para o reestabelecimento do vínculo familiar daqueles pacientes que se veem em situação de abandono em hospitais. Dessa forma, possibilita-se a alta da UCCI Santa Terezinha.
Rede de Conselhos Tutelares será reforçada no Paraná
O Governo do Paraná recebeu na terça-feira a confirmação da estruturação completa de todos os conselhos tutelares no Estado, com apoio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança, vinculada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A medida vai reforçar a rede de unidades já existente no Paraná.
A informação foi dada pelo secretário Maurício Cunha, que anunciou também a instalação de um novo tipo de atendimento às crianças vítimas de violência, em reunião com o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.
Segundo o secretário nacional, também será implantado em Paranaguá, com o lançamento no dia 2 de agosto, o Centro Integrado de Atendimento às Crianças e Adolescentes vítimas de violência. “É uma iniciativa pioneira, em que vamos reunir vários serviços em um mesmo local para atender as crianças e adolescentes vítimas de violência, a exemplo do que é feito hoje na Casa da Mulher Brasileira”, disse.
A unidade de Paranaguá será implantada com recursos do Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente, no valor de R$ 1,8 milhão “O secretário nacional trouxe boas notícias ao Paraná. Quero agradecer a nossa bancada federal que destinou parte das emendas de bancada para equipar totalmente os nossos conselhos tutelares”, destacou Leprevost.
Além da implantação do novo centro, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos também vai repassar 28 carros para serem utilizados pelos conselhos tutelares do Estado.
“A proteção à criança no Estado é uma das nossas prioridades e estamos conseguindo trabalhar para alcançar os objetivos”, afirmou Ney.