Polícia mata 25 suspeitos que se preparavam para assaltos a bancos
Por o Bendito
A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal realizaram uma operação conjunta e desmantelaram uma quadrilha de assalto a bancos de alta periculosidade, conhecida como “novo cangaço”, em Varginha, no Sul de Minas Gerais, neste domingo (31). Vinte e cinco criminosos morreram em confronto com as polícias durante a operação, e vários ficaram feridos.
O confronto ocorreu em duas chácaras da cidade. Na primeira, 18 criminosos, foram mortos quando atacaram os policiais. Na segunda chácara, foram sete mortos. O grupo estava armado com um arsenal de guerra, explosivos e coletes a prova de balas.
“Posso adiantar que esta é a maior operação referente ao ‘novo cangaço’ no país. Muitos infratores fariam um roubo a banco, provavelmente na data de amanhã ou hoje” informou a capitão Layla Brunela, porta-voz da PMMG.
A PRF informou, por meio de nota, que “a quadrilha possuía um verdadeiro arsenal de guerra sendo apreendidos fuzis, metralhadoras ponto 50, explosivos e coletes à prova de balas, além de vários veículos roubados. Foram arrecadados ainda diversos “miguelitos” (objetos perfurantes feitos com pregos retorcidos usados para furar os pneus das viaturas policiais).
“Nossos policiais correram risco de morte”
Dentre o armamento apreendido está uma arma de calibre .50, utilizada pelas forças armadas. A arma tem uma munição antitanque de alta energia.
“Nossos policiais correram muito risco de morte por conta desses infratores. Graças a Deus uma ação de inteligência em sintonia da PM com a PRF, uma ação muito importante que mostra a sinergia no estado de Minas fazendo com que esse arsenal fosse apreendido e os policiais que trocaram tiros numa posição privilegiada mantendo-se incólumes, isso é uma notícia importantissíma”, afirmou o tenente-coronel Flávio Santiago, chefe da assessoria da PMMG.
A quadrilha tinha também uniformes, carregadores das armas prontos para o crime e estavam com uma série de galões de gasolina. O arsenal de armas apreendido com os criminosos está sendo contabilizado.
Segundo a capitão Layla Brunela, a polícia não comemora as mortes e a ação foi pela segurança dos militares. Nenhum policial e nenhum civil ficaram feridos na ação. “Graças a Deus, os policiais passam bem e por uma ação de inteligência junto com a PRF. Não é à toa que Minas Gerais é o Estado mais seguro do Brasil”, conclui o tenente-coronel.
Entenda o que é o ‘novo cangaço’
O ‘novo cangaço’ é um grupo especializado em assaltos a bancos que usa armamento com potencial de guerra e provoca terror em cidades do interior de Minas Gerais, com tiroteios e confrontos com a Polícia Militar.
Os principais “cabeças” desses crimes são de São Paulo e alguns têm ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). O Estado mineiro é rota dessas quadrilhas que agem principalmente no Sul de Minas e também no Triângulo Mineiro que fazem limites com o estado paulista.
Nos últimos quatro anos, esse tipo de crime caiu 92% em Minas, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG).
Os números mostram que, de janeiro a junho deste ano, aconteceram quatro ataques a bancos com explosivos. No mesmo período de 2016, houve 157. E, naquele ano todo, foram 252.Em 2018 foi criada uma Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Roubo a Banco.
A reportagem é do jornal O Tempo