5ª CIPM forma 26 novos soldados para reforçar segurança na região Noroeste

Da Redação com Assessoria

Em uma cerimônia acompanhada por familiares, amigos e novos colegas de farda no Estádio Willie Davids, em Maringá, 387 homens e mulheres tornaram-se na noite desta quinta-feira, 14, novos soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR). 26 deles foram treinados da Academia da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, com sede em Cianorte (5ªCIPM).

Suellen de Lima Basualdo, 32 anos, é uma das policiais formadas em Cianorte. Ela se emocionou ao realizar um sonho de menina. “Eu venho de família de militares no Mato grosso do Sul, comecei minha preparação para esse concurso em 2018, foi um período de muita abdicação e estudo. Depois de ser aprovada, veio a fase do curso que foi mais uma transformação. Um ano superando meus limites, muitas horas de instrução, atividade física e estágio operacional”, contou.

Cianorte vai receber um reforço de 20 novos soldados, oito deles se formaram no município. As mulheres representam 25% na nova turma, com cinco policiais. “A mulher vem ganhando espaço na polícia no Brasil todo, no Paraná ainda mais com um edital permitindo 50% das vagas para mulheres. Dentro da instituição estamos ganhando mais espaço nas atividades operacionais, e podendo servir com excelência a população paranaense. Vejo o reflexo do meu trabalho sempre que uma menina vem ate mim dizendo que seu sonho é ser policial”, destacou Suellen.

A formatura, que marca o reforço imediato do policiamento em 116 municípios de toda a região Noroeste e em partes das regiões Centro-Oeste e Norte do Estado, contou com a participação do governador Carlos Massa Ratinho Junior e prefeitos da Amenorte.

A prefeita de Japurá, Adriana Polizer, disse que o momento foi de avanço e fortalecimento da segurança do Estado, em especial da região da Amenorte. O prefeito de São Tomé, Ocelio Leite, que é ex-policial militar, também participou do evento ao lado da primeira dama Marcia Manzotti.

Os novos profissionais da segurança pública ficarão sob a responsabilidade do 3º Comando Regional, que engloba os 4º, 7º, 8º, 11º e 25º Batalhões de Polícia Militar, além das 3ª e 6ª Companhias Independentes.

Em seu discurso, Ratinho Junior frisou o impacto gerado com o aumento do efetivo policial em todas as regiões do Paraná, que totalizam 2.482 PMs espalhados pelos cinco Comandos Regionais da Corporação. “A segurança pública se faz primeiramente com capital humano, com forte presença física dos policiais nas ruas, o que se reflete na redução dos índices de criminalidade no Estado”, afirmou o governador.

Ao elencar aquisições recentes de diversos equipamentos e veículos para Polícia Militar, Ratinho Junior defendeu também a valorização dos profissionais com a estrutura adequada para as rotinas de trabalho. “Recentemente, adquirimos mais 800 novas viaturas, mais de 20 mil pistolas, mil fuzis e dois novos helicópteros do Projeto Falcão para dar o suporte necessário para que os policiais prestem um bom serviço à população”, acrescentou Ratinho Junior.

TREINAMENTO

Todos esses policiais aprovados no concurso público da PMPR realizado em 2020 passaram pelo Curso de Formação de Praças. A capacitação durou 10 meses – entre agosto de 2022 e maio de 2023.

Os soldados em formação passaram por um treinamento constituído de 50 disciplinas teóricas e práticas, como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises, entre outras, visando a capacitação para o exercício da atividade policial militar.

Na sequência, os profissionais participaram de um período de estágio operacional de três meses, período no qual foram acompanhados por outros policiais veteranos em operações de campo já nas regiões e passarão a atuar formalmente a partir de agora.