Polícia Militar vai reforçar patrulhamento durante Carnaval
Da Redação
Durante o feriado de Carnaval, pessoas aproveitam para viajar a lazer, mas para que a viagem seja tranquila e sem surpresas desagradáveis no retorno é necessário que o cidadão tome algumas medidas de segurança. Neste período, os policiais da 5ªCompahia Independente da Policia Militar (5ªCIMP) está com policiamento reforçado em Cianorte e municípios da região. O reforço inicia no fim de semana, entre as equipes especializadas (Rotam, Rocam, Canil e Patrulha Rural).
Além do trabalho rotineiro já feito diariamente, a PM orienta as pessoas para que se atente a atitudes que podem ser tomadas e que farão a diferença na segurança da família e da residência.
Ao viajar é importante deixar alguém de confiança, como um parente ou um vizinho, avisado e que possa ir ao imóvel regularmente para verificar se está tudo certo e, em caso de eventuais emergências, esta pessoa poderá comunicar a família de imediato e, principalmente, acionar a PM.
Recomenda, também, que objetos de valor, como joias e dinheiro, sejam guardados em locais seguros ou em locais menos visados da casa para dificultar a localização. Ferramentas e outros objetos que possam ser usados por invasores devem ser guardados no interior da residência, ou depósitos específicos.
Antes de sair de casa, a família deve testar todas as trancas das portas e janelas, verificar se estão fechadas. E para quem possui sistemas de alarmes e/ou câmeras de monitoramento, é preciso confirmar se estão funcionando corretamente.
ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
A PM também lembra que os animais de estimação não podem ser esquecidos ou abandonados nos períodos de férias, pois dependendo do caso configura até crime. Neste caso, o mais importante é planejar o que fazer. É importante que alguém vá ao local, como a pessoa escolhida para cuidar do imóvel, para alimentar e trocar a água do animal, se a família não puder levá-lo para a viagem. Outra opção são os serviços particulares, que hospedam e cuidam de animais domésticos durante a ausência da família, como num sistema de hotelaria.