Prefeitura de Cianorte inicia trabalho de erradicação da pobreza menstrual
Da Redação
A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes de Cianorte iniciou o trabalho de distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa teve início com a publicação da Lei N° 5.329/2021 em 24 de novembro 2021, que instituiu a Política Municipal de Combate e Erradicação da Pobreza Menstrual.
Com recursos próprios do município, o programa visa o fornecimento gratuito de absorvente íntimo higiênico às mulheres de baixa renda ou em vulnerabilidade social residentes em Cianorte, incluindo os distritos de São Lourenço e Vidigal. A distribuição começou em dezembro de 2021 e, desde então, beneficiou 24 mulheres.
A Lei visa atender a demanda de meninas e mulheres com ciclo menstrual ativo que, por falta de conhecimento ou condição financeira, não utilizam do método higiênico e têm suas vidas pessoais, profissionais, estudantis e sua dignidade corporal afetada. Além da distribuição dos materiais, a iniciativa conta com ações de educação sobre o corpo da mulher, visando quebrar mitos e paradigmas referentes à menstruação e à importância da higiene menstrual para a saúde da mulher. Também é realizado orientações de saúde em geral e combate à violência.
O benefício é destinado a todas as mulheres de baixa renda com ciclo menstrual ativo, independente da idade. Cada uma tem direito de retirar dois pacotes por mês. Para isso, é preciso realizar cadastro na Secretaria de Políticas Públicas, que atende na Rua Fernão Dias, 95, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Mais informações no telefone 3619-6383.