Prefeitura de São Tomé seleciona produtores para receber mudas de pupunha
Da Redação
A Prefeitura de São Tomé iniciou o processo que vai selecionar 10 pequenos produtores rurais do município para participar de um projeto que vai distribuir 52 mil mudas de palmito pupunha. A intenção é criar uma unidade demonstrativa da cultura em São Tomé e incentivar ouros pequenos produtos a investirem na cultura, que segundo o prefeito Océlio Leite é vantajosa porque é de fácil manejo e tem comercialização garantida. O projeto foi apresentado durante reunião com produtores e técnicos na semana passada em São Tomé.
O projeto é idealizado pelas Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), através do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Emater, que fornecem as mudas e presta assistência técnica aos produtores. A Prefeitura de São Tomé vai oferecer insumos e o preparo do solo para o plantio e os produtores oferecem a mão de obra e ficam responsáveis pelo manejo da cultura.
Conforme Océlio Leite, toda produção deve ser absorvida por uma indústria de conservas vegetais de Cruzeiro do Oeste que tem capacidade de processamento de até três mil caules de palmito por dia. “É mais uma alternativa de renda para agricultura familiar. Trata-se de um projeto que prevê manter as famílias de pequenos produtores rurais com uma alternativa de renda interessante e uma forma de conter o êxodo rural”, explica Océlio Leite.
Estiveram presentes na reunião, além do prefeito Océlio Leite, o secretário de Agricultura de São Tomé, Edvaldo Marques Nery, o chefe de gabinete da prefeitura, Juraci Gorla, e os representes do IDR-PR, Edson Mikame, e da Emater, Rozélio Pothin. As mudas devem ser entregues em brev