Radares flagram imprudências no trânsito de Cianorte
Da Redação
O número de radares instalados na cidade aumentou mais uma vez. Assim como informado pelo secretário de Defesa Social, tenente coronel Elias Ariel de Souza, até o final de setembro, serão 26 faixas de monitoramento espalhadas em pontos estratégicos e com alto registro de acidentes na cidade. Alguns motoristas já notaram as câmeras na Avenida Leopoldina com Allan Kardec (sentido Centro), Avenida São Paulo com América (sentido Zona 2), Avenida Maranhão com Paraná (em frente ao banco Sicredi), Avenida Maranhão com Amazonas (sentido Centro.
As câmeras ainda vão auxiliar no projeto de segurança pública, Cerca Digital, que deve monitorar diversos pontos de Cianorte. O sistema permite visualizar imagens de até 10 segundos antes e depois do motorista cometer a infração, o que pode ajudar em caso de pedidos de anulação de multas.
“Se o motorista diz que invadiu o sinal por que estava sendo perseguido ou deu abertura para uma ambulância, nós conseguimos identificar”, explica o coronel.
Cianorte conta com uma frota de 63,9 mil veículos. Segundo dados da Diretoria de Trânsito de Cianorte (Diretran), aproximadamente mil infrações, somente de avanço de sinal vermelho, são registrados por mês, no município. Entre os principais flagrantes está o uso de celular na direção, não uso do cinto de segurança, e não respeitar a faixa de pedestre.
A programação da Diretran é de iniciar ainda este mês, uma intensa campanha de trânsito, para orientar e conscientizar os motoristas cianortenses.
“Estamos investindo em pinturas de ruas, em mudança de sentido de vias, investimento do Diretran e Guarda Municipal. Tudo para garantir uma melhor mobilidade urbana em Cianorte”, cita o coronel.
BALANÇO
Em comparação ao primeiro semestre de 2020 com o de 2021, há uma redução de 11,98% no número de acidentes no trânsito de Cianorte. Ainda assim, este ano, foram 552 acidentes, e duas mortes registradas.
Segundo dados do setor de trânsito da Polícia Militar, no primeiro semestre de 2021, foram 235 acidentes, sem nenhuma morte no local. No mesmo período do ano passado, foram 267. Em todo ano de 2020, foram 566 registros, e com uma morte no local.
Dos 235 acidentes registrados pela Polícia Militar, pelo menos 210 foram com vítimas, segundo os dados do Corpo de Bombeiros. De janeiro para cá, em 112 colisões, 10 atropelamentos, 14 choques com anteparos, e 74 quedas de veículos, foram necessários os atendimentos dos socorristas. O número total de acidentes pode ser ainda maior, já que a equipe policial só vai até o local quando há vitimas. E em algumas situações, os envolvidos não registram a ocorrência de forma online.
MORTES
As duas mortes registradas no trânsito de Cianorte neste ano, foram de atropelamento. O primeiro ocorreu no dia 13 de julho, uma mulher de 63 anos, foi atingida por uma motocicleta. Com fraturas graves no rosto, a vítima permaneceu internada no Hospital Santa Casa, mas não resistiu, e morreu 40 dias depois. A segunda morte aconteceu há menos de um mês. Um idoso de 83 anos foi atingido por um veículo, enquanto tentava atravessar pela faixa de pedestre na Praça 26 de Julho, centro de Cianorte. Ele foi socorrido, mas morreu ainda no mesmo dia, no hospital.