Rompimento de adutora interdita novamente Avenida Makio Sato
Da Redação
A Avenida Makio Sato precisou ser novamente interditada após o rompimento de uma adutora da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A água danificou o encanamento e parte da rede elétrica. O trecho foi interditado por tempo indeterminado.
Segundo a Prefeitura de Cianorte, a construção da nova ponte está locada a uma distância de 4,8 metros da ponte existente e, para que seja possível a execução da obra, é necessária a remoção da terra do entorno para abrir o espaço para as máquinas trabalharem.
Ao iniciar a retirada de terra, a construtora avaliou e viu a existência da estrutura de fundação da adutora e de uma estrutura de contenção de terra do talude. Com isso, julgou-se ser seguro essa remoção de terra, uma vez que existia a estrutura de contenção. Conforme o serviço da retirada de terra foi acontecendo, essas estruturas de contenção cederam. No caso da fundação da adutora, o comprimento da estaca não tinha dimensão para ter a mesma função estrutural da ponte, pois foi executada para suportar apenas o peso da adutora.
Por isso, ao retirar a terra e o fato da estaca estar rasa, a adutora ficou sem sustentação do solo o que levou ao rompimento da tubulação. Além disso, a estrutura da contenção do talude de terra foi construída sem fundação e, quanto a terra começou a forçar, por não ter o travamento do solo, a estrutura cedeu.
De acordo com a empresa responsável pela obra, a estrutura da ponte continua intacta. Porém, para ter mais tranquilidade para executar os serviços e evitar futuros imprevistos, a opção mais indicada é interditar a via.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) foi acionada para tirar o cabeamento de dois postes próximos à beirada da ponte, para evitar imprevistos e assegurar que a construtora consiga desenvolver os trabalhos de maneira mais segura.
SANEPAR
A Sanepar foi informada e ativada para fazer o reparo da rede da adutora. A empresa estuda mudar a posição das redes para cima da ponte, por conta da proximidade de uma ponta com a outra e para evitar futuros problemas com a rede.
Em nota, a Sanepar informou que o conserto da tubulação já foi concluído. Por causa do rompimento, cerca de 2 mil ligações ficaram sem o fornecimento de água. Os bairros atingidos foram o Jardim Belas Artes, Parque das Nações, Atlântico, Ilha do Mel, Senna, Águas Claras, Cinturão Verde, Bourbon e Veneza.
A empresa informou que o abastecimento já está sendo normalizado.