Saúde confirma primeiro caso da variante Delta em Cianorte
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde de hoje, 15, o primeiro caso confirmado da variante Delta em Cianorte. Trata-se de uma mulher, de 22 anos, que não possui comorbidade. Segundo a Secretaria, este é o primeiro e, até o momento, único caso confirmado na cidade.
A confirmação da variante foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nessa terça-feira, 14. A forma de contaminação é desconhecida. A pessoa não viajou e não apresentou histórico de comunicante, ou seja, não teve contato com caso suspeito ou confirmado de covid-19. Ela foi diagnosticada em 09 de agosto de 2021 e esteve internada por três dias em decorrência da doença. Recebeu alta pela cura, e passa bem.
Em nota, a secretária municipal de saúde, Rebeca Galacci diz que a informação é um alerta para os cuidados individuais e a necessidade de tomar a segunda dose da vacina para completar o quadro vacinal.
“Apesar de estarmos em um momento de queda do número de casos e dos óbitos, e de uma baixa taxa de ocupação hospitalar, é fundamental entender que se não mantivermos as medidas de prevenção e se não aumentarmos a cobertura vacinal com as duas doses, essa variante terá mais chances de circular em nosso meio”, destaca a secretária da pasta, Rebeca Galacci.
CASOS
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, até o dia 14 de setembro, Cianorte registrava 10.074 casos confirmados, com 9.852 pessoas recuperadas. 176 pessoas morreram na cidade, por decorrência de complicações da doença.
Com bandeira vermelha e alerta de baixo risco, apenas os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (Sus) possui pacientes internados, e uma lotação de 50%. Leitos de enfermaria da rede particular e de convênios também permanecem vazias, e a dos Sus, com 46,1% de lotação.