Saúde confirma rês óbitos por dengue em Cianorte
Da Redação
A Prefeitura de Cianorte, através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou, ontem, 22, mais dois óbitos por dengue no mês de março. As vítimas foram identificadas como uma mulher de 57 anos, portadora de hipertensão arterial, e um homem de 64 anos, sofrendo de cardiopatia. O falecimento da mulher ocorreu em 7 de março de 2024, enquanto o homem morreu no dia 16 do mesmo mês. Ambos os casos foram confirmados por exames laboratoriais realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR). Com essas perdas, o total de óbitos por dengue no município neste ano epidemiológico, iniciado em julho de 2023, sobe para três.
A Secretaria Municipal de Saúde reiterou seu compromisso em intensificar as ações de vigilância epidemiológica para combater a propagação da doença. Como medida de resposta imediata, foi decretada situação de emergência para dengue no município na última quinta-feira, 21.
Os dados mais recentes divulgados no boletim epidemiológico, atualizado em 22 de março de 2024, revelam a gravidade da situação: foram notificados 3.243 casos suspeitos de dengue, dos quais 1.115 estão em investigação. Dentre os casos confirmados, o número chega a 1.119, enquanto 1.009 foram descartados após análise.
Diante desse cenário alarmante, as autoridades de saúde reforçam à população a importância vital da prevenção e do combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão da dengue. Apelam para que cada cidadão redobre os cuidados em seus lares, eliminando possíveis focos de reprodução do mosquito e adotando medidas preventivas recomendadas.