Sesa confirma primeira morte por dengue em Cianorte
Assessoria
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) confirmou, no informe semanal de terça-feira, 19, a primeira morte por dengue em Cianorte, no ano epidemiológico 2023/2024, iniciado em 30 de julho. Trata-se de uma mulher, de 74 anos, que possuía comorbidade e estava sob acompanhamento devido a sintomas sugestivos de dengue.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a paciente apresentou uma parada cardiorrespiratória em domicílio e foi transportada via serviço de emergência ao hospital de referência. Infelizmente, apesar dos esforços da equipe médica, a paciente não resistiu. O óbito ocorreu em 21 de dezembro de 2023 e foi necessária uma avaliação clínico-epidemiológica da SESA para confirmação da causa.
Desde o início do ano epidemiológico até o momento, Cianorte registrou um total de 3.033 notificações de casos suspeitos de dengue, sendo que 1.059 foram confirmados, 939 descartados e 1.035 estão sob investigação, com dois óbitos aguardando resultados do Laboratório Central do Estado para diagnóstico da causa. Outras três mortes com suspeita da doença foram descartadas.
Diante dessa situação, é fundamental reforçar que a participação de cada cianortense é indispensável na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, visando proteger a saúde de todos.