Sexta-feira encerra com quase 100 moradias sem energia elétrica

Da Redação com Assessoria

As equipes da Copel trabalham desde às 2 horas da madrugada de quinta-feira, 14, para regularizar o abastecimento de energia que foi interrompido em mais de 1,5 mil residências. Até o final da tarde de hoje, 15, a distribuidora de energia informou que  93 moradias de Cianorte ainda permaneciam sem energia elétrica. Pelo menos 20 postes foram danificados com a tempestade.

O temporal que atingiu Cianorte e toda a região Oeste e Noroeste do Estado na madrugada de 14 de outubro, já é considerado o segundo evento climático mais grave já enfrentado pela Copel, atrás apenas do ciclone bomba registrado na região Leste em junho de 2020.

Mais de 300 equipes estão em campo nos municípios atingidos, em um intenso trabalho que possibilitou até ontem, a normalização no fornecimento de 268 mil domicílios afetados pelo temporal.

A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo Whatsapp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

TEMPO

Durante a sexta-feira, o Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) registrou 48,8 milímetros de chuva. Desde o dia 1º de outubro, choveu 348,6 milímetros em Cianorte. O número é 82 % maior do que o esperado para todo o mês, que era 191 milímetros. As rajadas de vento chegaram próximos aos 50 km/ hora.

Vendaval assusta pessoas em velório em Japurá

Durante o vendaval registrado na tarde de ontem, 15, que atingiu Japurá, familiares e amigos que velavam o corpo de um homem na capela mortuária, no centro da cidade, tiveram que segurar a porta de vidro do local, enquanto outras pessoas seguravam o caixão que corria o risco de cair do cavalete com a força do vento. O susto causou ainda mais dor e sofrimento a quem prestava as últimas homenagens. Até o final da tarde, a capela seguia sem água e luz.

Os ventos fortes deixaram rastros de estragos e prejuízos. Segundo a Copel, três postes da área urbana foram danificados, e 600 unidades consumidoras ficaram sem energia.

Dezenas de árvores caíram na cidade. Houve vários registros de destelhamentos. Ninguém se feriu.