Termômetros devem chegar aos 35°C até o fim de semana

Da Redação

A semana começou com calor, em Cianorte e região. Ontem, 10, foi registrado 30°C na Capital do Vestuário. Apesar de a previsão ser de calor para os próximos dias, os profissionais do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) informam que uma nova frente fria se aproxima do estado.

De acordo com os meteorologistas, até o domingo, 15, a máxima deve chegar aos 35°C, e as mínimas devem variar entre os 13 e 16°C. A previsão é de chuva fraca para quinta-feira, 12.

Desta vez a frente fria não será tão intensa, o alerta para declínio de temperatura é para a próxima semana, entre os dias 17 e 18 de agosto, com mínimas de 14°C, nos dois dias.

TEMPERATURA DE JULHO

De acordo com o Simepar, julho de 2021 foi de chuvas abaixo das médias históricas no Paraná. As anomalias de precipitação ficaram negativas em todos os setores.

No oeste, centro-sul, e no litoral paranaense, os déficits foram acima dos 60 milímetros, como Toledo com déficits de 66 milímetros, Guarapuava (80 milímetros), Curitiba com 78 milímetros, onde choveu apenas 14,6 milímetros do esperado para todo o mês. Em parte do noroeste as anomalias ficaram bem perto das médias históricas. Em Umuarama e Cianorte, o déficit foi de 11 milímetros.

Houve duas frentes frias que avançaram pelo estado, entre os dias 15 e 17 de julho, e entre, 27 e 28 de julho, ela atuaram como um bloqueio atmosférico que inibiu a ocorrência de chuvas em boa parte do Paraná.

Julho também foi recorde em queda de temperatura, o mês foi marcado pelo predomínio de uma intensa massa de ar frio e seco. No período de 27 a 31 de julho, foram registradas temperaturas negativas em 36 municípios de todas as regiões paranaenses, entre elas, Cianorte.  Em relação ao comportamento histórico de julho, foram nove municípios que registraram quebras de recordes de temperaturas. Cianorte chegou próximo do registro recorde, com 0°C no dia 29, a menor registrada foi de -0,1°C, em 2019, segundo o Simepar.