Terra Boa e São Tomé: Alunos embarcam nesta quarta para intercâmbio no Canadá
Da Redação
Familiares, amigos e colegas de escola estão comemorando a conquista dos alunos Heloisa Ribeiro Santos e Denilson Pires Manzotti, ambos de15 anos. A dupla embarca nesta quarta-feira, 9, para o Canadá, onde vão participar de um intercâmbio de cinco meses. A viagem faz parte do programa Ganhando o Mundo, promovido pela Secretaria de Educação do Paraná.
Os adolescentes integram um grupo de 100 estudantes selecionados em 2020, através de nota e frequência escolar. A escolha foi feita em duas etapas. Na primeira, foram classificados 363 estudantes, representando municípios do Paraná. Já na segunda etapa, foram selecionados os 100 alunos com as maiores notas.
Os estudantes embarcaram neste domingo, 6, para Curitiba, onde fizeram exame da covid-19 e seguem isolados em um quarto de hotel. Os dois estão acompanhados de um representante do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cianorte. Antes do embarque, os jovens receberam homenagens das prefeituras de suas cidades, além de presentes e lembranças para a viagem.
Heloisa é moradora de Terra Boa e cursa o 2º ano do ensino médio no colégio estadual Helena Kolody. Ansiosa para viagem, ela já conversou com a família que vai recebê-la durante os próximos cinco meses.
“Eles foram bem simpáticos comigo. E essa viagem será muito importante pra mim porque terei a oportunidade de conhecer uma nova cultura e ficar fluente em inglês. Sei que vou amadurecer muito e isso me abrirá muitas portas para o futuro”, conta animada a adolescente.
Já Denilson estuda em um colégio estadual de São Tomé. O estudante irá morar em uma província de Alberta, localizada em uma pequena cidade chamada Delia. “Minha principal expectativa é a melhora e a fluência na língua inglesa. Acredito que conhecer novas culturas e outras pessoas me farão ter uma visão de mundo totalmente nova”, afirma o jovem.
GANHANDO O MUNDO
O Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para ofertar a estudantes do ensino médio formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras, as quais ofereçam curso equivalente ao ensino médio no Brasil.