Vacinação atinge 96,20% da população adulta de Cianorte
Da Redação
A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 atingiu os 96,20% de vacinados com pelo menos uma dose, em Cianorte. Até o dia 24 de agosto, 55.061 mil doses foram aplicadas no grupo geral de adultos com idade igual ou maior que 19 anos. 51.755 foram primeiras doses, e 3.306 doses únicas.
A vacinação está interrompida por falta de vacinas, e a Secretaria Municipal de Saúde aguarda uma nova remessa para retornar com o cronograma. O próximo grupo alvo é o de 18 anos ou mais, e será um último dessa fase da campanha.
O Ministério da Saúde já confirmou que a imunização deve ser estendida para adolescentes de 12 a 17 anos. De acordo com dados do Sistema de Cadastros Municipais de Saúde (Sigss), 5.810 pessoas estarão aptas para serem vacinadas, em Cianorte.
A Secretaria de Saúde informou também que aguarda uma nota orientativa, e nota técnica sobre o avanço da imunização, pois segundo o Ministério da Saúde, não é todo imunizante que pode ser aplicado em adolescentes.
SEGUNDA DOSE
A maioria das vacinas utilizada contra a covid-19 é de duas doses para imunização. A Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, precisam das duas doses, em intervalos diferentes, para que o esquema vacinal seja completo. A única exceção, até o momento, é o imunizante desenvolvido pela Johnson Johnson, que utiliza apenas uma dose.
Os estudos das vacinas foram feitos com a imunização em duas doses. Ou seja, a eficácia prometida pelas empresas foi determinada a partir dos testes com duas aplicações. Além de aumentar a proteção, a segunda dose ajuda a prolongar essa proteção.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 21.794 pessoas estão completamente imunizadas, em Cianorte. Até o dia 25 de agosto, 18.488 pessoas procuraram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para tomar a segunda dose.
O cronograma de vacinação é semanal, e divulgado nos canais oficiais da Prefeitura. Segundo a secretária municipal de saúde, Rebeca Galacci, a resposta tem sido positiva quanto à imunização contra o vírus.
“Estamos surpresos, contentes e confiantes em relação à adesão de toda a população, que está entendendo o nosso trabalho, bem como procurando se vacinar assim que a divulgação é veiculada nos órgãos oficiais”, cita a secretária.
A Secretaria de Saúde ainda não tem um cronograma para finalizar a aplicação de todas as segundas doses, pois é necessário encerrar a aplicação das primeiras, preconizadas no Plano Nacional de Imunização. As etapas estão em andamento.