Vale do Genoma amplia pesquisas em genética e inteligência artificial aplicadas à saúde
Agência Estadual
O Vale do Genoma vem fortalecendo parcerias e ampliando as pesquisas nas áreas de genética e inteligência artificial aplicadas à saúde. Lançado oficialmente pelo governador Ratinho Junior em 26 de junho de 2021, o novo ecossistema de inovação é composto por cerca de 300 pesquisadores do Paraná e de outros estados, de 23 instituições com ampla expertise em saúde humana, agropecuária e meio ambiente.
Com sede em Guarapuava (Centro-Sul), o objetivo da iniciativa é ampliar a prospecção de novos parceiros empresariais nas áreas correlatas com vistas, principalmente, à identificação de oportunidades de negócios inovadores, contribuindo para a competitividade do setor produtivo.
Além dos diversos seminários científicos ligados ao tema que acontecem todos os meses e da previsão de lançamento do Programa Genomas Paraná, o Planejamento Estratégico do Vale do Genoma prevê entre os principais projetos para 2022 a implantação do living lab em Saúde Digital, um programa de aceleração para startups do Vale do Genoma e a implantação de um Centro de Empreendedorismo e Inovação da Saúde Digital.
Segundo Tsen Chung Kang, diretor de Pesquisas e Novos Negócios da empresa Jacto, parceira do programa, a genômica é um dos temas com maior potencial de impactar a saúde humana, agricultura e pecuária, o que vem ao encontro das pretensões de inovação do Paraná. “O Vale do Genoma, por associar Genômica e Inteligência Artificial, pode trazer oportunidades excepcionais para o Estado, pois nos colocaria no ‘olho do furacão’ da convergência biodigital”, destaca Kang.