Vereadora Neusa é eleita 1ª secretária da mesa diretora do Legislativo
Da Redação
A vereadora Maria Neuza Casassa (Podemos) assumiu na noite de segunda-feira, 7, a função de 1ª secretária da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Cianorte. A cadeira ficou vaga após a renúncia do vereador Thiago Fontes (PSL). Devido a questões profissionais, o político, que também é advogado, pediu afastamento do cargo e seguirá apenas como vereador.
Houve empate de cinco votos entre os dois candidatos, em duas votações. O vereador pastor Dejair recebeu, além do seu voto, os votos dos colegas Nenão da Júpiter, Edvaldo ‘Estância Luana’, Tuika e Wilson Pedrão. A professora Neuza contou com o apoio de Afonso Lima, Márcia Pereira, Rodrigo ‘Enfermeiro’ e Thiago Fontes.
O resultado foi decidido com base no regimento. O presidente Wilson Pedrão declarou a vereadora eleita para o cargo pelo fato de ela ter mais idade que o segundo candidato. Assim, Neuza, que tem 59 anos, assume. O vereador Dejair tem 57 anos.
Neusa é a única mulher que compõe a mesa diretora deste mandato. Ela destaca a necessidade de mais cadeiras ocupadas pelo gênero feminino. “Acredito que a mulher precisa ganhar mais espaço na política. A mudança de cadeira aumenta as atribuições inerentes e específicas, mas não interfere no objetivo de defender a política do bem comum, voltada a buscar melhorias para as diversas áreas”, afirma.
Neusa solidificou a carreira na área da educação. Foi professora, diretora e secretária da Educação. Para ela, a principal diferença entre as carreiras é a execução das tarefas. “Sempre trabalhei com o magistério, com ações de execução e resolução de problemas. O legislativo é diferente, meu trabalho agora é propor e fiscalizar”, ressalta.
A professora assumiu em maio de 2021 como suplente do vereador Dadá, que teve o mandato cassado. Um novo julgamento está previsto para 18 de março, quando será julgado o processo criminal que afastou o vereador. Dependendo do resultado, Dadá pode voltar à casa de Leis, e a suplente, perder vereança.